terça-feira, 22 de junho de 2010

Como você se vê?

Pesquisa revela tendência a nos acharmos mais baixos e gordos do que somos

Você se olha no espelho e vê o reflexo de uma pessoa cheinha e, muitas vezes, baixinha? É possível que seu cérebro esteja pregando uma peça e, na verdade, você seja esbelta como uma atriz de Hollywood. Exageros à parte, uma pesquisa britânica indica que a maioria das pessoas não tem noção de suas reais dimensões. As informações são do portal MSNBC.
Para determinar o quão distorcidas são as imagens que temos de nós mesmos, pesquisadores da Universidade de London College pediram para que um grupo de voluntários colocasse a mão esquerda debaixo de uma tábua, com a palma para cima. Depois, cada um deles deveria apontar onde estariam a ponta dos dedos e o pulso. O resultado é surpreendente. O grupo imaginou que a mão era 2/3 mais larga e 1/3 menor do que o tamanho real. O estudo, liderado pelo Dr. Matthew Longo, foi publicado na revista científica "Proceedings of the National Academy of Sciences".
"Esta descoberta pode ser importante para o tratamento de doenças como a anorexia nervosa, já que há uma tendência a vermos o corpo maior do que realmente é", diz Longo.
O que impressiona a comunidade científica é o fato de o estudo ter sido feito com pessoas que não apresentam distúrbios alimentares. De acordo comMia Holland, diretora do Departamento de Estudos e Aconselhamento da Universidade de Capella, quando se trata de alguém diagnosticado com algum distúrbio, pode ser que durante o tratamento seja importante que o paciente desenhe a si mesmo em tamanho natural. Outra pessoa traça o contorno do corpo no mesmo papel. Ainda segundo ela. A diferença é enorme. "Uma pessoa que veste tamanho 36 pode se desenhar como um 44", diz.

Um comentário: