sábado, 7 de agosto de 2010

Acne: mitos e verdades

No passado diziasse que acne era coisa de adolescente, mas hoje em dia isso mudou.Cada vez mais pessoas que já passaram dos 18 anos há bastante tempo sofrem com as terríveis espinhas.
Você sabe o que realmente funciona na hora de se livrar desse mal? Mudanças na dieta, cremes secativos e até o uso de anticoncepcionais será que isso realmente funciona? descubra agora mesmo.


Peles brancas são mais vulneráveis?
Mito. As espinhas estão diretamente associadas ao funcionamento das glândulas sebáceas, e não à tonalidade da pele. Sabe-se, entretanto, que as pessoas mais morenas têm maior propensão às marcas e cicatrizes. Motivo extra para esquecer, definitivamente, aquela mania desesperada de espremer os carocinhos. 


Estresse causa espinhas? 
Mais ou menos. A história é a seguinte: como a variação hormonal está associada ao aparecimento das espinhas, qualquer abalo emocional mais forte e duradouro pode interferir na saúde da sua pele. Isso porque a ansiedade e o estresse aumentam a liberação dos hormônios masculinos, responsáveis pela atividade das glândulas sebáceas.


Tomar pílula limpa a pele
Não só a pílula, mas outros anticoncepcionais de base hormonal podem ser recursos eficazes no combate às espinhas. Isso vale para os medicamentos que contêm etinilestradiol na fórmula. Trata-se de um composto que diminui, na circulação sangüínea, a quantidade da enzima que realiza a transformação da testosterona livre em dihitestosterona. Quando entra em contato com a pele, essa substância torna-se responsável pelo surgimento da acne, de pêlos em excesso e da secreção de material seboso.


Mudar a alimentação acelera o tratamento?
Sim. Mesmo que, até hoje, nenhum estudo tenha comprovado a relação direta entre algum alimento e o aparecimento de espinhas, sabe-se que um cardápio balanceado é fundamental para manter a pele hidratada e bem nutrida. Então, é melhor evitar o excesso de gorduras (isso inclui o chocolate, branco principalmente). Mas não precisa cortar de vez a guloseima, basta dar uma maneirada. 


 As mulheres são mais atingidas pelo problema do que os homens? 
Puro mito. È muito provável que essa percepção tenha surgido porque elas, mais vaidosas, procuram ajuda com maior freqüência. Mas é exatamente um hormônio masculino, a testosterona, que provoca a hiperfunção das glândulas sebáceas mais sensíveis nos homens. 


 Qual a relação entre os hormônios e a acne?
As glândulas sebáceas, que controlam a oleosidade da pele, têm o funcionamento diretamente associado à testosterona, um hormônio masculino que também atua no metabolismo das mulheres. Quando há redução dos hormônios femininos e a testosterona passa a ter uma ação maior, nota-se uma maior atividade das glândulas sebáceas. 


Os remédios para secar espinhas têm alguma contra-indicação? 
Depende. Mesmo que sejam vendidas sem prescrição médica, essas fórmulas contêm substâncias que podem irritar a pele, piorar as espinhas ou até formar cicatrizes. Na melhor das hipóteses, o gel ou a pomada para secar espinhas não tem efeito nenhum, ou seja, não piora, nem melhora a acne. Então, apara evitar a perda de tempo, de dinheiro e a formação de marcas, procure um dermatologista antes de aplicar qualquer produto na sua pele. 


 Espinha é tudo igual? 
Não. Atualmente, os médicos trabalham com quatro tipos de diagnóstico: Grau I: a pele fica cheia de cravos. Eles surgem porque uma espécie de rolha (formada por células mortas) tampa os poros e represa o material gorduroso. Grau II: nem sempre a rolha de células mortas veda totalmente os poros. Quando o sebo vasa, ocorre uma reação inflamatória e aparecem pontos avermelhados. Grau III: neste caso, o processo inflamatório tem sua ação intensificada pela ação de bactérias naturalmente presentes na pele. Surgem, então, as pústulas (pontos amarelados). Grau IV: perfil mais grave do problema, combina cravos, pontos vermelhos e amarelados. 


Espero que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre esse assunto chato que tanto nos incomoda e que muitas vezes nem sabemos a causa ou o tratamento.


até o proximo post.

Um comentário:

  1. Nossa, a verdade eh q Acne é chato demaais!
    Eu não sofri tanto com isso, mas minha irma mais nova esta com 14 anos e nossa, como ela sofre.
    O rosto dela parece uma pipoca.
    O medico disse que é normal na idade dela por causa dos hormonios.

    www.blogrevendedoronline.blogspot.com

    ResponderExcluir